Ftiemg participa de evento em Itabira que lembrou tragédia de Brumadinho


Representantes da Ftiemg marcaram presença em uma passeata organizada pelo Metabase Itabira, que, na tarde da última segunda-feira (25), lembrou o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Com o slogan "30 dias de Brumadinho. Não foi acidente”, o evento reuniu manifestantes, que saíram em passeata pelas ruas centrais de Itabira.

O presidente da Ftiemg, José Maria Soares, ressaltou a importância de movimentos como esse, que “não deixam a sociedade esquecer uma tragédia como a de Brumadinho, que vitimou centenas de pessoas”.

O presidente do Metabase Itabira, André Viana, questionou o futuro de Itabira. “A discussão de Itabira passa muito além das barragens de Itabira. Cito um exemplo: A previsão de exaustão do minério em Itabira é para 2028 e o que vai sobrar para Itabira? Barragens como bombas armadas, buracos, poeira, lençol freático, meio-ambiente destruídos. Essa é a herança que nossos filhos e netos irão herdar ", declarou. "A discussão é o futuro de Itabira, quem vai querer morar em uma cidade sem emprego, sem renda, cercada de barragens? Por isso, precisamos de respostas independentes da empresa. Queremos sim auditorias, laudos que não tenham vínculo com o dinheiro da Vale. Por isso, estamos aqui, manifestando nosso direito em saber sobre a segurança que a empresa providenciou ao longo destes anos para nossas famílias, que vivem debaixo de monstros chamados barragens”, destacou.

O encerramento do protesto foi na Praça Acrísio Alvarenga onde discursaram lideranças de entidades de classe, representantes de Igrejas, sindicalistas e população.

Com informações de Tonny Morais, do Metabase Itabira