Sindicatos seguem na luta por melhorias imediatas no ACT 2021/2022 com a Cenibra


A terceira rodada de negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente a 2021/2022 envolvendo o Sindex-MG, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração da Madeira e Lenha de Santa Bárbara e a Cenibra foi realizada hoje, 19 de outubro.

 

A empresa fez nova proposta, com reajuste salarial de 12,98% (INPC dos últimos 16 meses, devido a alteração da data-base), que seria dividido de duas vezes: uma no fechamento do acordo e outra em janeiro de 2022. As demais cláusulas econômicas seriam reajustadas pelo INPC em parcela única. A proposta incluía aumento do valor do cartão-alimentação em 15% e abono salarial de 60% do salário nominal, garantido mínimo de R$980 e manutenção das cláusulas anteriores. A data-base é de 1º de outubro.

 

Os sindicatos reafirmaram durante a reunião que a proposta não atende os anseios da categoria e que estão buscando avanços em temas como o custeio do plano de saúde, aumento do valor do cartão-alimentação, melhoria no abono salarial e reajuste em parcela única.

 

As negociações seguem em aberto. “A categoria está unida para se chegar em uma proposta que contemple os trabalhadores. É imprescindível conseguirmos os reajustes e demais avanços em parcela única, para aliviar o fardo econômico que as famílias estão carregando desde o início da pandemia, que veio junto com uma grande inflação dos alimentos e combustíveis”, defendeu José Maria Soares, presidente do Sindex-MG.

 

Acompanhe as redes sociais do Sindex-MG e fique por dentro das novidades da negociação.